sábado, 12 de junho de 2010

Parada do Orgulho LGBT de BH e a Parada Gay de Betim acontecerão no mesmo dia! Saiba os detalhes!

Loading

People! O MUZA traz a você com excluZividade informações oficiais sobre a 13ª Parada do Orgulho LGBT de BH e 9ª Parada Gay de Betim, que neste ano, acontecerão na mesma data: 25 de julho, domingo.

São muitas e importantes informações que trago para vocês. Assim, para facilitar, primeiramente trago informações sobre a 13ª Parada do Orgulho LGBT de BH (fiquem atentos aos destaques). Na sequência, você confere o comunicado oficial, e na íntegra, do Movimento Gay de Betim sobre o fato de neste ano as Paradas das duas cidades acontecerem no mesmo dia. Fiquem atentos, as palavras negritadas, podem ajudar! ;)

Agora não tem desculpa! Dia 25 de julho você poderá escolher em qual Parada particiapr. O importante é você comparecer em algum deles, porque são eventos importantes na visibilidade e cidadania dos LGBT´s! Ahazem e se joguem!

13ª Parada do Orgulho LGBT de BH

Já começaram os preparativos para 13ª Parada do Orgulho LGBT de Belô. A data deste ano será 25 de Julho de 2010, e a concentração será na tradicional Praça da Estação, a partir do 11h.

Como já é tradicional, a Parada da capital mineira terá como central o tom político. O tema da Parada deste ano será: Nosso Voto quer Respeito, nossa Luta é por Direitos! O objetivo do tema deste ano é aproveitar o momento eleitoral para denunciar os políticos homofóbicos, que não apóiam os direitos civis LGBT, e desenvolver junto à comunidade LGBT uma campanha pelo voto consciente e prol- LGBT.

Segundo o Organizador Geral da 13ª Parada do Orgulho LGBT de Belô, Carlos Magno, o evento servirá para conscientizar os LGBT da importância política do voto e escolher candidatos realmente comprometidos com a causa LGBT. “Ainda não temos nenhuma lei em âmbito nacional aprovada. E por causa da ausência de lei temos 78 direitos a menos que um heterossexual. Os LGBT têm a força do voto. Somos muitos e devemos votar em candidatos que tem realmente compromisso com as nossas reivindicações”, diz magno.

Além da tradicional Parada do Orgulho LGBT, Belo Horizonte terá uma semana de intensas atividades. A VI Semana BH sem Homofobia, que começa no dia 16 de julho de 2010, terá seminários, cerimônia de premiação, mostra de filmes, e festas em várias partes da cidade. A capital mineira fica mais colorida e bela na semana BH sem Homofobia!

No dia 24, a partir 14h, na Praça Sete, acontece a VI caminhada de Visibilidade Lésbica, organizada pela Associação Lésbica de Minas Gerais. É momento que a lésbicas e simpatizantes ocupam as ruas para visibilizar as reivindicações das mulheres homossexuais. E serve de um aquecimento para a 13ª Parada do Orgulho LGBT de Belô.

No dia 25 de julho de 2010, a partir 11h, na Praça da Estação, acontece o tradicional Ato Político- Cultural. Além dos artistas locais e as melhores draq queem do estado, vários artistas de expressão nacional já confirmaram a presença. Haverá boas novidades neste ano. Aguarde! E às 16h, a Parada sai pelas principais ruas do centro da capital mineira. O itinerário será o mesmo do ano passado: r. da Bahia, av. Afonso Pena e finaliza na esquina da av. prof. Moraes, por volta de 21h.

O CELLOS-MG e seus parceiros se empenharam para que a concentração da Parada de BH continuasse na Praça da Estação. Desde inicio do ano, há uma restrição aos grandes eventos na Praça Estação, mas a Parada do Orgulho LGBT é um dos eventos que continuaram lá. Infelizmente, neste ano a data da Parada de BH, por falta de agenda na Praça, pois acontece o Arraial de Belô, evento também tradicional na capital mineira, coincidiu com a data da Parada LGBT de Betim. Ambos são eventos importantes para visibilidade e cidadania LGBT no estado. Mas é só este ano. Em 2011, o calendário volta como era, primeira a Parada do Orgulho LGBT de Belô, depois de Betim e em seguida, a Parada de Contagem. Certamente, BH e Betim terão grandes e bonitas manifestações e depois festejaremos o sucesso na Parada LGBT de Contagem.

Comunicado Oficial: 9ª Parada do Orgulho Gay de Betim

ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG) MGB (Movimento Gay de Betim) ENTIDADE SEM FINS LUCRATIVOS E ORGANIZADORA DA 9ª PARADA DO ORGULHO GAY DE BETIM (MG) PROJETO DE LEI Nº 053/2009 VEM PUBLICAMENTE INFORMAR: Desde sua criação em 2001, a Parada do Orgulho Gay de Betim acontece impreterivelmente no mês de Julho de cada ano, foi assim sucessivamente durantes as ultimas oito edições.

Sempre tivemos o cuidado de seguir o calendário nacional da ABGLT, culminando com o seguimento da Parada LGBT de Belo Horizonte, capital do estado, criando nos participantes uma identidade com as paradas de BH e contagem, sendo que: BH a iniciava, Betim e Contagem davam prosseguimento respectivamente.

A Militância aguerrida de nosso município, depois de anos de luta conseguiu aprovar na Câmara municipal de Betim, projeto de lei, que instituiu oficialmente no calendário de eventos do município, a partir de 2009 a Parada do Orgulho Gay. Uma luta travada com fundamentalistas religiosos, partidos políticos com integrantes homofobicos, dentre outros.

Este ano(2010) não foi diferente, nossas reuniões de organização começaram no mês de fevereiro, e antes de ser marcada nossa data, tomamos o cuidado de averiguar a data da Parada da Capital bem como outras próximas, evitando duplicidade de datas bem como divisão dos participantes e do próprio movimento.

De posse dessas datas e depois de consultar o organizador geral da Parada de BH, Sr. Carlos Magno, oficializamos o dia 25/07 como data da nossa Parada, sendo repassada a secretaria municipal de Turismo, Funarbe e divisão de eventos do município, para evitar que eventos de grande porte pudessem coincidir com nossa parada.
Esta semana, recebemos uma ligação do coordenador da Parada de Belo Horizonte, solicitando a possibilidade de rever nossa data, devido a problemas com a Belotur, uma vez que a Parada de BH estava marcada para o dia 18/07.

Marcamos uma reunião em caráter de URGÊNCIA com toda diretoria do MGB e seus militantes e convidamos um representante do CELLOS/BH para juntos tentarmos discutimos essa questão que encaramos como séria e oportuna.

O representante do CELLOS não compareceu, fizemos inúmeras tentativas de contato via telefone, sem sucesso.

Representantes da prefeitura, expuseram a dificuldade em remarcar a data, uma vez que a cidade dispõe de um calendário oficial de dezenas de eventos, que foram previamente marcados por seus organizadores, eventos como: Feira Cristã, Feira da Paz, Rodeios etc.

Diante do relatado acima, não nos restou outro meio, nos impossibilitando de remarcar a nona edição da Parada Gay de Betim.

Sabemos da força de BH, compreendemos de forma cívica as dificuldades da comissão daquela cidade, mas não nos resta outra opção a não ser realizar nossa parada junto com a da capital do estado.

PORTANTO, ESTÁ MANTIDA A REALIZAÇÃO DA 9ª. PARADA PARADA GAY DE BETIM, DOMINGO, 25 DE JULHO/2010; com trajeto e programação oficial sendo divulgado posteriormente.

Informamos ainda que o MGB e sua militância têm um histórico de luta em defesa dos LGBTs de Betim e todo estado, e não há de nossa parte nenhuma indisposição com outras ONGs, infelizmente esse problema, não foi criado por nós e acreditamos também não ser essa intenção da coordenação da Parada de BH.